Fundamentos Epistemológicos

A reflexão vem apontando a importância de se trabalhar uma nova forma de conhecer. O novo paradigma propõe o conhecimento de uma verdade construída por educandos, educadores e grupos sociais. Este é um conhecimento decomposto, desmistificado; construído a partir dos questionamentos, da curiosidade, da pesquisa, conhecimento carregado de significado.

Postulamos uma dialética das interações com o outro e com o meio, como desencadeador do desenvolvimento sócio-cognitivo, onde o desenvolvimento é impulsionado pela linguagem (Vygotsky). Sujeito e objeto constroem e são construídos na relação do conhecimento e da aprendizagem. Desta interação dual entre sujeito e objeto temos não só organização do real como também a construção das estruturas do sujeito (Piaget, Wallon).

Estruturados os fundamentos epistemológicos, o educando passa a ser o construtor de seus conhecimentos tendo o educador como catalisador.

Fundamentos didáticos metodológicos

O Colégio Berlaar Madre Blandina adota uma metodologia baseada em técnicas de ensino que valorizam formas participativas interacionistas, com a abordagem psicológica sócio-cultural. Procuramos formar educandos com reconhecida capacidade cognitiva aliada a uma visão humanitária do mundo. O domínio dos conhecimentos deve ser encarado como suporte indispensável para a formação da cidadania do individuo.

O educando do Colégio Berlaar Madre Blandina, que incorporar os valores básicos, será sempre uma pessoa comprometida com:

  • Seu auto-crescimento em beneficio da comunidade;
  • A participação efetiva na Igreja e grupos comunitários;
  • A comunicação, verdadeira e responsável;
  • A utilização do pensamento lógico, da criatividade, da intuição, da capacidade de análise crítica para questionar a realidade e solucionar problemas.

Priorizamos como metodologias de ensino além da reflexão crítica a utilização de:

  • Projetos educativos interdisciplinares;
  • Trabalhos em grupo e debate;
  • Pesquisas científicas;
  • Demonstrações técnicas em laboratórios.

Fundamentos éticos-políticos

Os princípios ético-políticos traduzem nossa convicção do ser humano enquanto agente de transformação social, sustentado, incondicionalmente, pela opção de trabalhar pelo bem comum.

A integração de valores fundamentais como VERDADE, JUSTIÇA, FRATERNIDADE e AMOR devem ser princípios norteadores de cada educador cristão do CBMB e se constitui nos pilares básicos da integridade ético-político do educando.

A verdade se funda no conselho e na confiança entre os membros da comunidade educativa. A busca da verdade nasce não só da dúvida e da incerteza, nasce também da ação deliberada contra os preconceitos, as ideias e as opiniões estabelecidas, contra crenças que paralisam a capacidade de pensar e de agir livremente. É, portanto, função da escola trabalhar a Verdade não apenas como ciência na construção do conhecimento, mas também, como valor ético, cultivando atitudes como honestidade, sinceridade, respeito, autenticidade e lealdade. Educar com senso de equidade, igualdade, respeito à dignidade e aos direitos humanos. Saber dar oportunidades, ter ponderação nas atitudes e respeito às diferenças individuais.

Educar para uma ação solidária, humana, participativa, de doação e cooperação com todos é uma expressão de amor, desenvolvendo a Fraternidade. O amor é um sentimento profundo que se identifica pelas atitudes de acolhida, bondade, alegria, carinho, amizade, atenção, doação, solidariedade, desprendimento, afeição e abertura ao outro.

Há necessidade premente de desafiar o individualismo e a desumanização das relações interpessoais para abraçar o comunitário, o social, enquanto patrimônio coletivo que valoriza a vida humana. É na convivência que se coloca a necessidade de se conhecer e analisar o macro – sistema, percebendo a coerência entre o agir eticamente na construção das relações estabelecidas no micro – sistema.